Na semana de 24 a 28 de julho o professor Rodrigo Wantuir, lotado na Secretaria Municipal de Educação, participou do XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH – Brasil.

O Simpósio Nacional de História é o maior evento da área de História do país e acontece a cada dois anos. Nesta edição que ocorreu em Brasília/DF o tema foi Contra os preconceitos: história e democracia.

“Participar de um evento de referência como o Simpósio Nacional de História é muito importante para vivenciar as discussões da área da história e manter o contato com diversos pesquisadores do país” conta o professor Rodrigo Wantuir.

No seu segundo semestre do curso de Mestrado em Educação, PPGED-UFRN o professor Rodrigo Wantuir pesquisa acerca da constituição da Cultura Escolar em Riachuelo-RN a partir da emancipação do município. Neste evento, ele apresentou dados e informações acerca do processo de formação das professoras em meados da década de 1970, a saber, o projeto Logos II.

Com o trabalho A Cultura Escolar e a Memória Docente na Escola: a implementação da Educação Pública Municipal de Riachuelo/RN (1963) o professor Rodrigo Wantuir discutiu uma parte de sua pesquisa no Simpósio Temático História Oral, História Visual, História Audiovisual: fontes históricas em sons e imagens uma parte de sua pesquisa na dissertação do Mestrado.

“Considero a experiência muito importante e recebi sugestões e orientações de colegas profissionais que trabalham na mesma área e isso enriqueceu o trabalho nos dando um encaminhamento e fortalecendo a pesquisa. Agradeço ao apoio da Prefeitura Municipal de Riachuelo e a Secretaria Municipal de Educação pela parceria e apoio nesta minha jornada acadêmica e um agradecimento especial aos professoras aposentadas: Maria Natividade Martins Silva, Maria das Graças Alves de Melo, Laura Ribeiro Silva e Elioneide Pereira de Macedo que gentilmente me concederam entrevistas e têm muitas histórias ainda pra contar sobre a implementação e constituição da educação no município de Riachuelo/RN. Elas, entre outras professoras que ainda vou entrevistar são fundamentais para a realização da minha pesquisa”. Concluiu o professor Rodrigo Wantuir.

A Semec parabeniza o professor Rodrigo Wantuir e deseja sucesso na sua formação docente na pós-graduação.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Prefeitura Municipal de Riachuelo

Para saber mais, acesse: http://www.snh2017.anpuh.org/