Aconteceu na quarta-feira, 08/12, o Encontro do Núcleo de Cidadania do Adolescente – NUCA.
No encontro aconteceu a entrega dos uniformes dos 34 participantes do projeto e, também, marcou a confraternização entre os adolescentes. Além disso, houve atividades recreativas e dinâmicas com os participantes.
Durante a solenidade de entrega dos uniformes, o prefeito Joca Basílio enfatizou a importância do programa e pediu a participação ativa dos jovens. “Essa é uma data importante. A participação dos jovens neste tipo de projeto é muito importante para a formação e a influência de cada um de vocês na sociedade”.
Já o secretário da Assistência Social, frisou: “Esta é uma oportunidade de construir o futuro, aproveitem. Esse é um desejo do prefeito Joca que colocou como meta conseguir o selo Unicef para o município. E o desejo dele também é o nosso”.
O secretário da Educação, Rômulo Basílio, ressaltou a parceria da SEMECEL com o projeto. “Vamos dar todo o suporte necessário para resgatar a cultura, envolver jovens em programas de prevenção e elevar o nome de Riachuelo. Vocês serão peça fundamental” disse o secretário ao falar com os presentes.
Já o secretário de Finanças, Rêmulo Basílio, destacou a função social do projeto. “O NUCA é fundamental para a formação cidadã e a participação de adolescentes nas decisões do futuro. É uma política pública de inclusão dessa gestão”.
O conselheiro tutelar, Charles Eduardo, definiu o projeto como um passo importante para a conquista do Selo Unicef. “Riachuelo até hoje não consegui o selo. Vamos trabalhar para conseguir pois vai ficar marcado na história”, concluiu.
Já a psicóloga e mobilizadora do Selo Unicef na Saúde, frisou: “Durante esse projeto vamos debater temas importante, que vocês venham a ser exemplos para outros jovens”
O presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente – MDCA, Waltercio Silva definiu o momento como “marcante’’, dizendo: “Pensar no futuro é incluir o jovem no presente. E essa ação é isso, oferecer a oportunidade de construirmos o futuro. Cabe a nós abraçar essa causa”, finalizou.
Participaram da solenidade de entrega dos uniformes, o prefeito Joca Basílio; a primeira-dama Leninha Teixeira; o secretário da Assistência Social, Damião Neto; secretário do Gabinete Civil, Caetano Sena; secretário de Finanças, Rêmulo Basílio; secretário da Educação, Rômulo Basílio; Charles Eduardo, representado o conselho tutelar; Waltercio Silva, presidente do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e Adolescente; Rosenilda Fernandes, mobilizadora do Selo UNICEF na Educação; e Jarlene Kelly, mobilizadora do Selo UNICEF na Saúde.