O sol ainda estava raiando no domingo, 19/12, mas a concentração de ciclistas em frente a prefeitura era intensa, tudo porque os amantes do pedal foram convidados para celebrar o aniversários dos 58 anos de Emancipação Política de Riachuelo num passeio ciclístico.
A organização do evento ficou por conta da Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria do Gabinete Civil.
Os ciclistas foram recepcionados pelo prefeito Joca Basílio, o secretário do Gabinete Civil, Caetano Sena, secretário da Educação, Rômulo Basílio, secretário de Agricultura, Joab Basílio, a secretária municipal de Turismo, Rizza Sena, o adjunto do Turismo, Romário Soares e o coordenador técnico do Turismo, Tércio Silva.
Logo após o café de manhã, o grupo fez o circuito: Centro > Bairro > Patativa (onde ocorreu uma parada para hidratação) > Fazenda de Chico Novo > Prefeitura. Na chegada houve distribuição de medalhas para os participantes.
A Secretaria de Turismo aproveitou o momento para apresentar 2 selos: um que servirá para identificar o destino Riachuelo em campanhas de cunho turístico e um outro denominado “Eu Curto Pedalar em Riachuelo” voltado para o ciclistas.
O prefeito Joca Basílio falou sobre o evento. “Hoje percorremos numa trilha importante. Fico feliz de ver a alegria dos ciclistas. Riachuelo só tem a ganhar com o incentivo ao ciclismo, seja de aventura, de contemplação ou até mesmo como meio de locomoção primário que ajuda na qualidade vida. Vamos avançar nesse sentido para fazer de Riachuelo a “Cidade Bike do Potengi”, concluiu o prefeito.
“Estamos felizes com a participação dos ciclistas. Foi tudo perfeito. Riachuelo tem um grande potencial e a bicicleta pode ser o meio para que possamos atrair turistas, o selo lançando hoje tem esse objetivo. Vamos distribuir esses selos nas pousadas e locais de apoio de ciclistas na cidade”, frisou a secretária do Turismo Rizza.
O secretário do Gabinete Civil Caetano Sena enfatizou a importância do evento e dos selos apresentados. “Uma excelente ideia. Hoje, Riachuelo é a cidade da região Potengi que mais recebe praticantes de mountain bike. Temos que aproveitar esse potencial para divulgar a cidade e atrair visitantes e, consequentemente, gerar emprego e renda.
O Pedal da Emancipação faz parte do programa oficial em comemoração aos 58 anos de Riachuelo.