NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No início da tarde deste dia 02/08 o ônibus que realiza o transporte escolar dos alunos da comunidade da Serra da Formiga, se envolveu em um incidente que felizmente não teve consequências graves e todos os passageiros passaram pelo o ocorrido sem maiores problemas. Primeiramente queremos agradecer pela preservação e integridade da vida de todos.

O fato foi que o motorista ao acionar os freios do ônibus, percebeu que os mesmos não respondiam aos seus comandos. A descida da Serra da Formiga em alguns pontos é íngreme e exige do motorista cuidados redobrados e acima de tudo, muita responsabilidade e técnica. Ao perceber que os freios não funcionaram, o motorista pediu para que os alunos se sentassem e em uma manobra extremamente técnica usou as encostas de barreiras da serra para frenar e tentar parar o ônibus. Com sucesso na manobra, o motorista conseguiu parar o veículo chegando a subir em um barranco, mas a posição do carro com o peso dos passageiros ocasionou o tombamento do ônibus. Os passageiros afirmam que o ônibus não estava em alta velocidade e que o motorista conseguiu salvar a vida de todos, felizmente.

Equipes da Prefeitura foram acionadas ao local e que prontamente realizaram atendimento aos ocupantes do veículo, onde alguns foram levados, pois necessitaram de atendimento médico ambulatorial, mas, sem gravidade. Depois de garantir a integridade de todos, iniciou-se os trabalhos de retirada do ônibus do local, para desobstrução da estrada o que foram realizados com sucesso.

A Prefeitura Municipal de Riachuelo esclarece que esse veículo que realiza o transporte escolar dos alunos, passou por uma vistoria obrigatória exigida pelo ministério público, onde através do laudo de vistoria de transporte escolar nº 000336/2017 realizado e expedido pelo DETRAN-RN, foi liberado e autorizado para ser utilizado, sem maiores problemas. Além disso, manutenções preventivas são realizadas periodicamente no veículo. O condutor do ônibus além da CNH com a categoria específica, possui o curso de especializado para condutores de veículos de transporte escolar, requisitos básicos para exercer essa função.

Um mecânico especializado em ônibus foi chamado pela Prefeitura Municipal que já no local constatou uma falha mecânica na “Cuíca de Freio”, uma peça específica do sistema de freios que fica no lado do motorista. Uma investigação mais detalhada será realizada para encontrar o que ocasionou essa falha. A prefeita Mara Cavalcanti imediatamente autorizou que fosse aberto um processo para que a investigação seja feita e que tudo possa ser tecnicamente esclarecido. Infelizmente ninguém é capaz de saber em que momento uma falha como essas possa ocorrer, mas é preciso deixar bem claro e reforçar que o veículo foi sim autorizado e liberado pelos órgãos competentes, que o motorista é habilitado para exercer essa função específica e que todas as documentações e exigências estão inteiramente em dia. Toda essa documentação tanto da liberação do veículo, bem como da habilitação do condutor, encontra-se na Secretaria de Administração e que comprova que o problema não foi por falta de zelo com o bem público, tão pouco de manutenção.

A Prefeitura Municipal de Riachuelo esclarece ainda que está trabalhando para que tudo possa ser explicado e que por felicidade nada de grave aconteceu. Os danos no veículo não foram tão grandes, tendo em vista a situação em que o incidente ocorreu. Todo o suporte aos ocupantes do ônibus está sendo feito, inclusive posteriormente. A nossa preocupação maior é na integridade do cidadão riachuelense, principalmente. Estamos à inteira disposição para esclarecimentos e dúvidas e por isso, pedimos a todos que antes de divulgarem informações ou emitirem afirmações, busquem primeiramente tomar conhecimento de fato e de direito de tudo o que diz respeito ao ocorrido. É preciso agir com responsabilidade e cuidado, opiniões não podem ser mais importantes do que fatos.⁠⁠⁠⁠