Foi realizada hoje vacinação conta o vírus HPV e Meningite na Escola Estadual Manoel Severiano

A imunização já ocorreu em outras escolas da rede municipal de ensino.

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacina HPV quadrivalente para meninos e passa a disponibilizar essa vacina para a população masculina de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) no Calendário Nacional de Vacinação.

A ampliação da faixa etária de meninos para 11 a 14 anos de idade reduzirá o impacto dos desfechos negativos em relação ao HPV na população masculina e feminina, bem como facilitará a operacionalização desta vacinação nos estados e municípios.

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

Este ano houve também a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Até 2020, a vacina deverá estar disponível a crianças de 9 a 13 anos. Antes, a imunização era oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.

Fontes:

Nota Informativa N° 154/2017 – Ministério da Saúde

Fonte: http://g1.globo.com/ro/cacoal-e-zona-da-mata/noticia/2017/03/vacinacao-contra-o-hpv-e-meningite-c-tem-inicio-nas-escolas-de-cacoal.html

Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura Municipal de Riachuelo