Todo juntos pela vida. Foi assim que as equipes das secretarias municipais se uniram na Caminhada do Setembro Amarelo.
Evento ocorreu na tarde de segunda-feira, 27/9, teve concentração na praça Cândido Batista e término em frente ao Palácio Amélio Azevedo. A organização foi da Secretaria Municipal de Saúde -SMS, em parceria com a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SEMTHAS e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SEMECEL, e recebeu apoio das demais secretarias municipais como Finanças, Obras, Gabinete Civil.
Durante o evento, profissionais das secretarias desenvolveram atividade físicas, lúdicas e também mensagens educativas por meio de carro som.
“Diante das consequências causadas pela pandemia do covid-19, as políticas públicas de prevenção e tratamento das doenças emocionais são mais do que necessárias”, ressaltou o secretário da Saúde Anderson “Rodrigo” Brito.
Já para o secretário da Semthas, Dr. Damião Neto, “ações como esta são importantes para demonstrar nosso compromisso com a saúde em todas as suas perspectivas. O trabalho vai continuar durante todo o ano”, concluiu.
“A educação exerce um papel primordial, ao promover o debate nas escolas, envolver a comunidade escolar nas ações de combate ao bullying. Hoje, trouxemos para caminhada integrantes do Núcleo de Cidadania do Adolescente – NUCA, como forma de envolvê-lo ativamente nesta abordagem”, disse o secretário da Educação Rômulo Basílio.
No final do evento, o secretário de Finanças Rêmulo Basílio citou a importâncias da ação. “As doenças emocionais são uma realidade em todas as famílias. Precisamos alertar e promover ações educativas. Juntos vamos valorizar a vida, pois é a escolha certa” concluiu.
A Prefeitura de Riachuelo tem aproveitado o Setembro Amarelo para levar à população orientação e ações que colaborem com a sensibilização da população para o tratamento das doenças emocionais e da prevenção do suicídio.