O dia 20 de dezembro é especial em todos os sentidos, primeiro porque é oficialmente o dia de comemorar a Emancipação Politico-Administrativa e, também, quando iniciamos a jornada ao som da orquestra filarmônica com a sua tradicional alvorada musical. E hoje não foi diferente.
Desde os primeiros raios de sol, ouvia-se a orquestra desfilando na avenida, saudando o município e sua gente com a sonoridade.
A solenidade de hasteamento da Bandeira aconteceu na sede da prefeitura, Palácio Amélio Azevedo, e contou com a presença do prefeito Joca Basílio, primeira-dama Leninha Teixeira, secretárias e secretários municipais.
Em seu discurso, o prefeito Joca Basílio, agradeceu a todos os presentes e reafirmando seu amor pelo município citou, visivelmente emocionado, o seu pai, Fernando Basílio (in Memorian), declamando uma frase que ele sempre dizia: “Eu troquei as areias quentes e vermelhas de Severiano Melo pelo meu querido e amado município de Riachuelo” e completou: “Essa cidade me orgulha. Não nasci aqui, mas minha família toda é daqui. E fico satisfeito que em 20 de dezembro de 1963 meus dois avós João Basílio e João Marques de Araújo e meu tio Chico Basílio estavam presentes com outras pessoas libertando Riachuelo. Eu fico satisfeito por poder estar aqui hoje e lutar por Riachuelo”.